Reprodução - Foto: João Silva

Sauá, guigó

(Callicebus personatus)

Ordem Primates
Família Cebidae



Caracterização

O gênero Callicebus, que em latim significa macaco lindo, é formado por macacos de médio porte, como é o caso do Sauá, que pesa em média 1Kg. Sua longevidade é de 13 anos. Pelagem longa e macia por todo o corpo, inclusive cabeça e cauda. Vivem aos casais ou em pequenos grupos familiares de 2 a 5 indivíduos ou indivíduos solitários - machos.


Habitat

Utilizam floresta primária, secundária, estratos baixos de matas de galeria ou bordas de largas clareiras no interior da floresta.


Distribuição

Nos Estados: Rio de Janeiro, São Paulo, sudeste de Minas Gerais ao norte do Rio Paranaíba.


Hábitos

É um animal arborícola, raramente desce ao solo. São hábeis saltadores, mesmo com filhotes nas costas. Boa parte do dia é utilizada para descanso. Dormem lado a lado em ramos altos.


Alimentação

Um quarto do seu tempo passam alimentando-se de frutos (70%), muitas folhas, sementes macias e insetos.


Reprodução

A reprodução parece não ter época definida, nasce um único filhote com aproximadamente 70 gramas e é carregado pelo pai até o desmame, que ocorre aos 5 meses.


Manifestações sonoras

Possuem vocalização potente graças ao desenvolvimento do osso hióide, razoável potência, sendo utilizado freqüentemente tanto por machos como fêmeas, usualmente vocalizando em grupos pela manhã e no início da noite, para delimitação territorial.


Predadores naturais

Felinos.


Bibliografia

Kinzey et al. 1977
Kinzey 1981
Hershkovitz 1988
Paulo Auricchio, 1995, "Primatas do Brasil"