Sagüi-de-tufo-branco

(Callithrix jacchus)

Ordem Primates
Família Cebidae

Caracterização

É o sagüi mais conhecido e comum. São animais de pequeno porte com peso entre 350 e 450 gramas, pelagem estriada na orelhas, mancha branca na testa. Coloração gera do corpo acinzentado-claro com reflexos castanhos e pretos. A cauda é maior do que o corpo e tem a função de garantir o equilíbrio do animal.

 

Habitat

Habita caatinga e cerrado em formações arbóreas baixas. Mas se adaptam muito bem em outras formações florestais.

 

Distribuição

Ocorre no nordeste do Brasil, ao norte do Rio São Francisco e ao leste dos Rios Parnaíba. Foi introduzido em várias matas do Brasil, principalmente no sudeste,nas matas do município de Campinas, sendo que a espécie desta região são: o sagüi-de-tufos-pretos (Callithrix penicillata) e o sagüi-de-serro-escuro (Callithrix aurita).

 

Hábitos

Tem hábitos diurnos, raramente descem ao solo. São adaptados à vida saltatória arbórea, com locomoção vertical pelos troncos.

Alimentação

Alimentam-se de grande variedade de matéria vegetal (sementes, flores, frutos, néctar, etc) e animal (artrópodes, moluscos, filhotes de aves e mamíferos, anfíbios e pequenos lagartos. São também gumívoros, alimentam-se da goma que roem com seus incisivos inferiores, de árvores gumíferas. Servem de fonte de carboidratos, cálcio e alguma proteína.

Reprodução

Atingem a maturidade sexual entre treze e quatorze meses. O período de gestação varia entre 140 a 160 dias. Nascem dois filhotes a cada gestação, os filhotes são grandes. Com duas semanas começam a experimentar frutas maduras, sem deixar a amamentação (até os 2 meses).

Manifestações sonoras

Quando é ameaçado, emite guinchos muito agudos,alertando o grupo. Protegem o território de outros grupos com sons.

Bibliografia

Ladislau A. Deutsch, Lázaro Ronaldo R. Puglia 1988, "Os Animais Silvestres"

Paulo Auricchie, 1995, "Primatas do Brasil"