Importância na Natureza

Insetívoros

São os únicos predadores eficientes de insetos noturnos, desempenhando um importante papel no controle das populações destes insetos.

Polinívoros/Nectarívoros

São responsáveis pela polinização de diversas espécies de plantas como: pequi, ingá, cuietê, unha-de-vaca, imbiriçu, dedaleira, merindiba, alguns maracujás e muitas outras. Dessa maneira, a sua atividade é muito importante na manutenção dos complexos ecossistemas tropicais.

Frugívoros

São os mais eficientes dispersores de sementes, pois chegam a transportar aproximadamente 500 sementes de plantas típicas de florestas. Sendo assim, estes morcegos são importantes para a regeneração de hábitats fragmentados.

Carnívoros

São importantes no controle das populações de pequenos vertebrados, inclusive de pequenos morcegos.

Piscívoros

Fazem o controle da população de pequenos peixes.

Hematófagos

Nos ecossistemas naturais, os morcegos hematófagos auxiliam no controle das populações de vertebrados herbívoros. Esse controle populacional ocorre não somente pela sangria que os animais sofrem, mas também por transmissão de doenças, como a raiva.

Importância no Meio Urbano

Além de atuar no controle de pequenos invertebrados e vertebrados e atuar na manutenção de plantas utilizadas na arborização urbana, são excelentes modelos didáticos para a prática da Educação Ambiental.