Reprodução - Foto Luiz Cláudio Marigo

Caracará 

(Polyborus plancus)

 Família Falconidae

Caracterização

Mede 56 cm, envergadura 123 cm. Espécie grande, bem conhecida; alvinegra, de face nua, amarela ou vermelha; um penacho nucal dá à cabeça forma característica; pernas altas e fortes. Os indivíduos jovens são pardos, de peito estriado, cara violácea ou amarelo-clara e pernas amareladas ou esbranquiçadas; distinguem-se logo como um carcará pela forma marcante da cabeça.

Hábitat

Habita qualquer região aberta, onde é freqüentemente o único gavião que aparece. Encontra-se freqüentemente nas estradas e queimadas, também à beira-mar, às vezes em grupo.

Distribuição

Ocorre da Flórida à Terra do Fogo e em todo o Brasil. Ocorre também em cidades grandes.

Hábitos

É um rapineiro imponente e elegante, de fisionomia severa, realçada por um penacho de penas negras. Segue tratores que aram os campos, atraído pelas minhocas que emergem do solo. Anda pelo chão como uma galinha, pula, suja-se no pegajoso capim-gordura.

Alimentação

Come insetos, aranhas, minhocas e outros invertebrados. Aprecia todo tipo de pequenos animais, como lagartixas, anfíbios, caracóis, cobras, aves domésticas. Não despreza nem animais mortos em início de decomposição e ainda come frutas e grãos que cata do chão. Seu sistema digestivo é poderoso e o que não consegue digerir é regurgitado sob a forma de pelotas.

Reprodução

A cor da face passa de vermelho para amarelo quando a ave se excita, não sendo portanto um dimorfismo sexual. Constrói como ninho uma plataforma rasa de gravetos no alto de árvores, dentro da ramada. Põe de 2 a 4 ovos, que choca durante 28 dias. Os ovos costumam ser densamente manchados.

Manifestações sonoras

Voz: baixo profundo "rrak"; o canto consiste em uma estrofe composta, um rosnante "rak, rak, rak-ráa"; joga a cabeça para trás durante a última parte.

Caça

Os gaviões em sua maioria estão ameaçados pela destruição ambiental e caça indiscriminada, pois são aves esteticamente valiosas.

Bibliografia

Helmt Sick, 1988. "Ornitologia Brasileira"