O total de aves do mundo é calculado em 9021 espécies, sendo que na América do Sul que é considerado o continente das aves, o número de espécies é estimado em 2645 espécies residentes. Considerando as migratórias, o número sobe para 2920. O Brasil possui 1590 espécies.

São surpreendentemente uniformes, pois suas características mais óbvias são as penas e o bico córneo. São chamadas de endotérmicas, porque produzem seu próprio calor e de homoeotérmicas, porque podem manter a temperatura de seus corpos razoavelmente alta e constante. Isto não significa que a temperatura do corpo de uma ave não varie, pode haver oscilação diária de vários graus.

Além da quantidade, a avifauna do Brasil reúne inúmeros superlativos quanto à qualidade. Vive aqui, uma das maiores aves do mundo, a ema, ao lado das aves de menor porte, os beija-flores. Encontram-se os voadores de maior porte da Terra: o albatroz e o condor, ambos de ocorrência apenas ocasional. O gavião-real, residente no Brasil, é a ave de rapina mais possante do mundo. Ocorrem aqui as aves de vôo mais veloz: falcões e andorinhões. A ema é uma das poucas aves do mundo que renunciaram completamente ao vôo.

Aves do Município de Campinas

ORDENS NÃO-PASSERIFORMES
 
Tinamiformes Pelecaniformes Ciconiiformes
Galliformes Anseriformes Falconiformes
Charadiiformes Piciformes Gruiformes
Cuculiformes Columbiformes Psittaciformes
Apodiformes Strigiformes Caprimulgiformes
. Coraciiformes .

 
ORDEM PASSERIFORMES
 
FAMÍLIAS
Dendrocolaptidae Hirundinidae Icteridae
Furnariidae Corvidae Parulidae
Formicariidae Troglodytidae Coerebidae
Rhinocryptidae Mimidae Tersinidae
Pipridae Muscicapidae Thraupidae
Cotingidae Fringillidae Ploceidae
Tyrannidae Vireonidae Estrildidae